• A NOSSA MISSÃO

Outras áreas de apoio

Acolhimento de estágios para a Ordem dos Psicólogos Portugueses

O Estágio Profissional para a Ordem dos Psicólogos Portugueses é um período fundamental na formação de um/a psicólogo/a, previsto no Diploma Europeu em Psicologia e contemplado na Lei 138/2015 de 7 de Setembro. E diz respeito ao ano de transição da formação académica para o mundo profissional, corresponde também ao início da vida profissional, no qual, com a supervisão de um/a colega mais experiente, se começam a realizar actos psicológicos.

Trabalho a Favor da Comunidade

A Prestação de Trabalho a Favor da Comunidade (PTCF) é uma pena substitutiva da pena de prisão até dois anos cuja aplicação exige o consentimento do arguido. Consiste na prestação de trabalho não remunerado, a favor do Estado ou de outras entidades, públicas ou privadas, de interesse para a comunidade. Tem a duração máxima de 480 horas de trabalho, podendo ser executada em dias úteis, sábados, domingos e feriados. A execução desta pena não pode ultrapassar 30 meses. A sua aplicação privilegia um adequado recurso às medidas não privativas de liberdade e permite o equilíbrio necessário e desejável entre a proteção da ordem pública e a reparação dos prejuízos causados à comunidade pela prática da infração, tendo em consideração as necessidades de reinserção social do delinquente.

Esta Delegação é uma das entidades que colabora com a Direção-Geral de Reinserção Social acolhendo arguidos para o cumprimento destas penas. Estes contribuem com o seu tempo para diversas missões e tarefas que seja preciso executar na altura da sua integração.

Acolhimento de estágios pedagógicos

À semelhança do Estágio para a Ordem dos Psicólogos Portugueses, a Delegação de Espinho recebe, também, alunos universitários que realizam o seu estágio curricular na nossa instituição, provenientes de diversas áreas (Educação Social, Ciências Políticas e Relações Internacionais, entre outros). Assim, como acolhe alunos do terceiro ciclo que se encontram a frequentar cursos profissionais e requerem a realização do estágio para finalizar esta formação.

Powered by jms multisite for joomla